A Universidade Federal de Alfenas, em parceria com a OAB Varginha, torna público o Curso de Extensão CICLO DE LEITURA DA ESCOLA FRANKFURT: QUESTÕES POLÍTICAS E JURÍDICAS, online e gratuito, que no ano de 2021 abordará Volume 1 da Teoria do Agir Comunicativo do filosofo político alemão Jürgen Habermas.

O objetivo geral do Curso é provocar nos participantes uma reflexão crítica acerca das possibilidades de participação e inserção na esfera política em uma democracia. Em termos específicos pretende-se: (a) disponibilizar aos inscritos um arcabouço teórico-metodológico de temáticas ligadas à de participação democrática; (b) realizar uma discussão crítica sobre os regimes democráticos e sua legitimidade; (c) refletir acerca da racionalidade no âmbito do mundo da vida, observando à ação comunicativa e a consolidação do processo de entendimento democrático. Portanto o projeto visa estimular reflexão de seus participantes acerca dos problemas existentes na democracia nos termos como ela é atualmente estruturada, bem como uma reflexão acerca possíveis caminhos a serem seguidos para deixar nossas democracias mais sólidas, fortificando sua legitimidade.

A importância de tal discussão, tendo em vista a crise que as principais democracias do mundo ocidental, tem se tornado cada vez mais necessária. As universidades enquanto principais fontes de conhecimento do saber filosófico e científico não podem se furtar, em meio ao contexto atual, de, da forma mais ampla possível, trabalhar e tentar desenvolver soluções para questões com essa. Tendo isso em vista o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas disponibilizará o presente curso de extensão que ocorrerá no período de maio a novembro de 2021, com reuniões semanais todas segundas-feiras das 20 às 21 horas. Sendo as inscrições feitas no site CAEX da UNIFAL (https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/) no período de 01/04/2021 até 27/04/2021.