Robson Vitor Freitas Reis, graduado em Direto pela UFJF, Mestre em Direito pela UFMG e inscrito na vigésima subseção da OAB, comemora o lançamento do livro produto do Curso de Extensão sobre Filosofia Política ocorrido no Campus de Varginha da Unifal-MG em 2019, em coautoria com outros três pesquisadores.

A Editora Fi lançou recentemente a obra “Um Livro, Várias lições: questões políticas” organizado pelo Professor da UNIFAL Dr. Paulo César de Oliveira, que também contribui com um dos capítulos da obra (o capítulo inicial). O livro traz quatro capítulos onde são abordados temas como filosofia e ética na política, discurso de ódio, economia e a polarização entre a direita e a esquerda. Além deles, são também coautores da obra a Pesquisadora e Doutora em Economia Nara Rela e o Jornalista e Mestre em História Lucas Magalhães.

“Um Livro, Várias lições’’ traz textos que exploram o pensamento de autores considerados clássicos em suas áreas de conhecimento como Aristóteles, John Stuart Mills, John Rawls e Norberto Bobbio. Os autores procuraram à luz desses consagrados pensadores problematizar junto aos seus referenciais algumas dimensões da realidade política brasileira.

Nas 108 páginas, o livro traz textos trabalhados no curso de Filosofia Política ofertado gratuitamente pela UNIFAL entre os meses de outubro e dezembro do ano passado.

O Presidente da Vigésima Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Minas Gerais, Dr. Alexandre Prado, se reuniu com o pesquisador e advogado da subseção Robson Vitor Freitas Reis que falou sobre o curso e sobre o livro: “ Fui convidado a participar e tentei explicar de uma forma clara e acessível as principais ideias do Capítulo 4 do livro The Harm in Hate Speech do professor da Escola de Direito da Universidade de Nova York Jeremy Waldron, neste capítulo ele tenta, a partir de conceitos rawlsianos, desenvolver uma justificativa para regular os chamados Discursos de Ódio.
Assim, diante da boa receptividade que tivemos em relação ao Curso, decidimos transformá-lo em um livro onde fui responsável por escrever um dos capítulos. Nele, para além do que eu tinha dito na conferência, procurei detalhar um pouco mais os conceitos e ideias desenvolvidas pelo autor, explicando, por exemplo, como, segundo Rawls, devemos entender as chamadas sociedade bem-ordenada.”

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site da editora que também disponibiliza encomendas imprensas.

Para acessar clique aqui (https://www.editorafi.org/48livro).