A partir de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) amplia a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas primeiras 35 comarcas do estado, do total de 220 que vão adotar o sistema no primeiro semestre deste ano.  Para capacitar a advocacia, a OAB Minas disponibilizou videoaulas técnicas com cursos totalmente práticos que explica o passo a passo da utilização do sistema.

Para o diretor de apoio às subseções, Raimundo Cândido Neto, esta é uma das ações para instrumentalizar os advogados para o exercício da profissão na nova plataforma. “É fundamental que a advocacia esteja preparada para utilizar plenamente o PJe e condição básica para se manter no mercado de trabalho. A OAB Minas vai investir em cursos práticos na capital e no interior para que nenhum advogado fique alijado do processo”, afirmou.   

O conteúdo das videoaulas foi dividido em seis módulos: Pré requisitos para acesso ao sistema PJe 2.0 do TJMG; Visão geral do sistema PJe 2.0; Respondendo intimações no PJe 2.0 do TJMG; Visualização dos autos digitais e Meios de peticionamento na versão 2.0 do PJe, divididos em duas partes. 

As aulas são ministradas pelos especialistas Bernardo Grossi, Camila Gomes, Jéssica Noronha e Roney Boa Morte que explicam didaticamente quais programas utilizar; as funcionalidades de cada sistema; as mudanças de interface dos programas; onde ficam as intimações, como tomar ciência e respondê-las; como abrir o processo, visualizar os autos, as movimentações; distribuição da petição inicial e as outras quatro formas de peticionar dentro do sistema. 

Cursos presenciais

As subseções que quiserem cursos presenciais do PJe podem encaminhar a solicitação para a ESA/MG pelo e.mail esaoabmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 2102-8282 ramal 6 – secretaria. 

Acesse as videoaulas do PJe 2.0 aqui

Acesse o cronograma de implantação do PJe http://www.tjmg.jus.br/pje/implantacoes/