A OAB Minas firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para auxiliar o dia a dia dos advogados. Trata-se do INSS Digital, programa que garante a classe acesso aos processos administrativos do INSS via internet, não sendo mais necessário seu deslocamento à agência.

O serviço abrange requerimentos de aposentadoria, pensão, salário maternidade e aposentadoria especial. Segundo o presidente da seccional mineira, Antônio Fabrício Gonçalves, este acordo é uma sinalização do respeito à OAB e às prerrogativas dos advogados. “Esta parceria muda a relação do advogado com o INSS. Todo o processo pode ser feito do escritório, sem necessidade de deslocamento até uma das agências da Previdência Social, melhorando as condições de trabalho e valorizando a advocacia”, afirmou Antônio Fabrício.

Os profissionais interessados em aderir ao INSS Digital devem solicitar o cadastramento a OAB Minas, no site da seccional, por meio do link:
www.oabmg.org.br/servicos/home/inssdigital

Durante o processo o advogado deve preencher um termo de sigilo necessário para efetivar o cadastro. Posteriormente, o advogado receberá um e-mail do INSS com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação.

Caso o advogado não tenha certificação digital, a seccional e subseções deverão encaminhar o termo de sigilo assinado, com firma reconhecida em cartório, juntamente com a cópia da identidade profissional do advogado para o e-mail:
inssdigital@oabmg.org.br

Vale ressaltar que, para que o requerimento seja processado, é necessário que o advogado esteja com a inscrição ativa e em dia perante a tesouraria da OAB Minas.

Para esclarecimentos sobre o INSS Digital encaminhar e-mail para:
contatoinss@oabmg.org.br

Assista ao vídeo com o passo a passo:
https://www.youtube.com/watch?v=uTW9nwQ5Ghk

Fonte: www.oabmg.org.br