O Advogado, professor e poeta, Marco Antonio Sales, toma posse nesta sexta-feira (27) na Academia Varginhense de Letras. Ele ocupa a Cadeira 35, eleito em sucessão ao saudoso acadêmico, Dr. Mário Vani Benfica. A solenidade acontece no salão nobre da OAB-Varginha. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico, Moacyr Valim Filho. Descendente de uma família de imigrantes libaneses que se estabeleceu em Varginha no início do século passado, Marco Antonio Sales nasceu em Varginha no dia 19 de junho de 1958, filho de José Milen Sales Filho e Vivínia Alves de Oliveira Sales.

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Faculdade de Engenharia Mecânica de Universidade de Itaúna, o futuro acadêmico também é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha.

Há mais de duas décadas exerce o magistério, tendo sido professor da Escola Técnica de Mecânica e da Faculdade de Engenharia Mecânica de Varginha. Desde 1995 é professor da Faculdade de Direito de Varginha, sendo que atualmente leciona Direito Civil e Processo Civil.

Pós-graduado em Ciências Jurídicas e em Direito Processual Civil pelo Centro de Estudos Pós-graduados de São Paulo, é ainda Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Psicologia das Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui artigos jurídicos publicados em várias revistas especializadas e em jornais locais, tendo sido ainda colaborador dos Jornais Correio do Sul, Gazeta de Varginha e Tribuna Varginhense, todos da cidade de Varginha. Durante sua vida acadêmica fez teatro e foi líder estudantil. Poeta, publicou em 2002 o livro intitulado “TATUAGENS”, livro este que alcançou sucesso absoluto. Em 2004 recebeu o Troféu Carlos Drumonnd de Andrade, como poeta do ano no Brasil em premiação que aconteceu em Itabira-MG, terra do nosso poeta maior.

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, 20ª Subseção, Varginha-MG entre 2004 e 2006. Durante a sua administração foram adquiridos os terrenos, projetada e iniciada a construção da Casa do Advogado em Varginha. Durante a sua gestão a OAB participou ativamente da vida social, eis que o mesmo nomeou representantes para atuar junto à APAC, ao Conselho da Comunidade e a vários outros órgãos de atuação municipal.

Em novembro de 2015 foi eleito Conselheiro Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais.

Em julho de 2016, recebeu da Câmara Municipal de Varginha a “Comenda do Mérito Jurídico Dr. Naylor Salles Gontijo”.

 

Fonte: www.gazetadevarginha.com.br